
Cada loja tem seu tamanho e seu formato, então, dependendo o tamanho e formato da sua loja, o seu layout vai mudar. Não existe uma receita que funciona pra tudo, mas existem algumas lógicas que você pode aprender para aplicar no seu espaço. E eu vou te passar uma sacada que pode te ajudar a começar a ver se você está fazendo certo ou não e onde deve mexer.
Uma coisa muito importante na divisão do seu supermercado é que você deve ter a parte de mercearia e a parte de perecíveis do mesmo tamanho. Isso é um dos erros que muitos supermercados fazem é ter a parte de mercearia maior do que a parte de perecíveis.
Lembrando que perecíveis são: Padaria, hortifrúti, açougue, rotisseria para algumas empresas, peixaria também. Tudo isso é a parte de perecível. E os perecíveis representam algo em torno de 50% a 60% da venda da loja, por isso, se você não tiver um espaço equivalente a venda, você vai perceber que a sua venda não aumenta e pode estar até abaixo da média.
Então, uma das maneiras da sua venda andar, é você aumentar o espaço do setor de perecíveis para que ele fique entre 50% a 60% do tamanho da sua loja. Fazendo isso, você já vai conseguir fazer a sua venda andar.
Normalmente, o que as pessoas fazem é deixar os módulos de gôndolas e investe, porque esses módulos são mais barato do que comprar ilha de açougue, vasca de hortifrúti ou aumentar o balcão de laticínio, por exemplo. Então, o segredo é que a área de perecível e de mercearia seja dividido em 50% para cada setor.
Se sua loja não tem essa divisão, você pode trabalhar numa forma de dividir ela para atender a isso. Você pode tirar algumas gôndolas e expandir a parte de hortifrúti, acrescentando vascas no lugar, por exemplo. E, fazendo isso, você deve tentar chegar a ter 50% de mercearia e 50% de perecíveis.
Por isso, se a sua loja não tem essa divisão, você vai descobrir que você vai ter muita dificuldade em ter grandes resultados em vendas. Então, o segredo para ter um grande resultado em vendas no supermercado, é você se organizar para ter a loja dividida dessa forma. Tendo 50% do espaço para o setor de perecíveis e 50% do espaço para o setor de mercearia.
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