Sem produto, seu supermercado não vende

Você certamente não faz tudo que deveria fazer e por isso não alcança o resultado que gostaria. São coisas simples, que você deixa de fazer, como o acompanhamento, e isso cria uma ruptura, consequentemente, te faz perder dinheiro.

Uma das coisas mais comuns, que eu vejo acontecer, em todos mercados que eu vou é a falta de acompanhamento do processo. Chega nota, chega produto, na loja, mas vocês não controlam, não verificam se o que entrou foi abastecido na loja. O produto vai direto pro estoque e fica lá. Mas produto no estoque não vende. Você deixa de vender porque o produto não está exposto. O cliente não vai ir no estoque procurar o produto e não é todo cliente que vai perguntar sobre um produto faltando. É seu dever controlar isso. 

Toda loja que eu entro, a primeira coisa que faço, é um diagnóstico e sempre identifico que de 10 a 15% de perda de venda vem de ruptura na curva A. Então, os produtos que você deveria estar vendendo mais, você não vende porque o cliente não consegue encontrar. Às vezes acontece de um cliente perguntar sobre um produto que não encontrou nas prateleiras, você vai verificar no sistema, viu que tem o produto cadastrado, mas ele não está na prateleira. Aí está seu erro e o motivo de você estar perdendo dinheiro.

Então, quando o produto chega na loja, você tem que acompanhar até ele ser abastecido na prateleira, você tem que controlar isso, você tem que sempre verificar se não falta produto na loja. Conferir se o que falta não está no estoque e, se tiver, repor. 

Parece algo tão simples, mas a maioria dos líderes e gerentes de mercado não fazem isso e acabam perdendo dinheiro o tempo inteiro. Pare de dar ruptura na sua loja e comece a acompanhar os processos do início ao fim.


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