Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Dicas para um Layout de Supermercado Eficiente

Dicas práticas para seu mercado: priorize produtos essenciais, destaque perecíveis e promova vendas imediatas. Crie um layout eficiente agora

Dica 1: Ocupar Espaço com Produtos Necessários

Uma das principais dicas para otimizar o layout da sua loja é evitar ocupar espaço com produtos desnecessários. Principalmente se você possui um estabelecimento pequeno, é importante investir em itens essenciais para o seu negócio.

Na seção de bazar, por exemplo, não é necessário ter uma grande variedade de produtos. Você pode optar por itens básicos, como guardanapos, copos descartáveis, papel alumínio, filtro de café de papel e fósforos. Lâmpadas também são essenciais, além de velas, caso ocorra falta de luz.

Outra dica é adicionar acessórios relacionados ao setor de bebidas, como abridores de garrafa e abridores de lata. No setor de limpeza, é interessante ter ralos de pia, vassouras, panos e sacos de lixo.

Seguindo essa abordagem, você terá um bazar simples e funcional, atendendo às necessidades básicas dos clientes.

Dica 2: Separar Espaço para Produtos Perecíveis

Uma estratégia importante para maximizar as vendas é separar metade da sua loja para produtos perecíveis. Caso você possua uma mercearia, por exemplo, é comum começar apenas com produtos não perecíveis. No entanto, ao expandir o negócio, é interessante adicionar setores como hortifrúti, padaria e açougue.

Para otimizar o espaço, você pode utilizar bancas de pallet para expor hortifrúti. Na padaria, é possível vender pães congelados, se não houver espaço suficiente para uma área de produção. Quanto ao açougue, a recomendação é iniciar com carnes embaladas e, posteriormente, oferecer cortes personalizados.

Produtos perecíveis são itens essenciais para o consumo diário dos clientes. Portanto, é necessário adaptar o layout do seu estabelecimento para acomodar esses produtos.

Dica 3: Destacar Produtos de Consumo Imediato

Uma estratégia eficiente para aumentar as vendas é posicionar produtos de consumo imediato na frente da loja. Nesse caso, não estamos nos referindo apenas a balas e doces, mas sim a itens que podem ser consumidos no momento da compra.

Uma dica é oferecer barras de chocolate, como Kit Kat, ou sorvetes para venda rápida. É interessante também disponibilizar balas famosas, como as da marca Fini, e marshmallows. O objetivo é proporcionar ao cliente a oportunidade de comprar algo adicional e satisfazer um desejo do momento.

Essa estratégia pode aumentar significativamente o ticket médio do seu estabelecimento, pois um cliente que compra um item de consumo imediato pode acabar adquirindo outros produtos essenciais, como pão e mortadela. Portanto, não subestime o poder de pequenas vendas.

Seguindo essas três dicas, você poderá criar um layout de loja eficiente, que atenda às necessidades dos clientes e potencialize as vendas. Lembre-se de adaptar as dicas de acordo com o tamanho da sua loja e o perfil dos seus clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *